Trigémeos - Quando o amor é a Triplicar!

Quando falamos em Trigemeos , há sempre um lado nosso que se deslumbra com a capacidade de gerar três vidas de uma só vez e um outro de total desconcerto, com a dificuldade de tratar de três bebés em simultâneo! Pois bem a historia que trago hoje é ainda mais especial e única! Porquê? Porque a Andreia, a mãe destes três bebés decidiu ser mãe solteira, aos 30 anos!

Felizmente tive o privilegio de conhecer estes 3 bebés e de os fotografar. Hoje venho partilhar  ( com a devida autorização), a historia desta mãe maravilhosa!

Após um relacionamento de alguns anos, Andreia sentiu que o seu sonho de ser mãe estava a ser comprometido,  este era um sonho que não estava disposta a abdicar! A maternidade era um objectivo super real na sua vida! E foi assim que no final de 2018, depois de muito ponderar, Andreia tornou-se não só doadora de óvulos, como recorreu a esse mesmo banco para fazer uma inseminação artificial! Andreia tornava-se assim uma das poucas mulheres de 30 anos a recorrer a uma inseminação artificial sendo mãe solteira! O processo não foi simples, foram necessários tratamentos de estimulação ovárica, algumas paragens pelo meio devido a um excesso de produção de folicúlós, mas no primeiro tratamento efectivo...Andreia teve o seu positivo!! O seu sonho era real e estava mesmo a acontecer!

trigemeos

Este tipo de tratamento tem uma taxa de 15% de sucesso, a esperança de que tudo corra bem à primeira é realmente curta! Na primeira ecografia consegue ver dois sacos, uma gravidez de gémeos é um dos riscos neste tipo de tratamento, mas lembrando os tais 15%, Andreia é avisada que ainda é muito cedo para festejar, ainda assim a imagem de ser mãe de dois começa a tomar forma! 

É na ecografia seguinte que a grande noticia se abate sobre todos, Andreia teve um foliculo que se soltou e também ele fecundou...afinal são três bebés! Como recebeu a noticia? 

Durante a sessão ela contou-me que saiu para a rua...e que era uma misto tão grande de emoções que a solução foi chorar e rir em simultâneo! Ela queria tanto ser mãe de um...e agora ia ser mãe de três!! 

Tendo em conta toda a fragilidade que envolve uma gravidez múltipla deste género , foi proposto uma redução embrionária, mas para Andreia, esta não seria uma solução, nem tão pouco uma opção! Após analisar todos os procedimentos e correndo o risco de perder todos os seus bebés, Andreia seguiu com a sua gravidez de trigémeos e durante quase 35 semanas, eles estiveram os 3 aninhadinhos naquele que foi o melhor ninho do mundo! 

sessão de recém-nascido de trigémeos

O Parto

Após um mês de internamento e tratamento de maturação pulmonar, os três bebés nasceram de cesariana ás 34 semanas e 5 dias na maternidade Alfredo da Costa em Lisboa!

Devido à prematuridade e baixo peso , uma da bebés teve que ir para os cuidados intensivos e os outros dois bebés para os cuidados intermédios, só ao fim de 29 dias de nascidos é que os bebés voltaram a estar juntos como sempre estiveram! Agora sim os trigémeos eram uma realidade concreta e a Andreia é a mãe deles, o mundo das suposições deu lugar ao dia-a-dia preenchido entre biberões, fraldas e muito colo!

sessão de recém-nascido trigémeos

Vamos para casa e agora?

Para quem já é mãe sabe a dificuldade  que é esta adaptação a uma nova vida, agora imagine-se três de uma vez! Este misto de sensações estão ao rubro e viver tudo de forma tão intensa deixa pouco espaço para complicações! 

A família pode e deve ser um grande pilar quando nasce um bebé, e aqui não é diferente!

Andreia é uma mulher que quer assumir a sua decisão de mãe solteira, por isso desdobra-se durante o dia para tratar dos seus bebés, segundo ela é um desafio dela, de uma decisão tomada em consciência e por isso, quer ser ela, a principal cuidadora! Mas pode contar com o apoio da avó super carinhosa, e que fui testemunha disso, e do avô!

Este primeiro mês foi uma grande mudança, um mês de muito amor e de uma aprendizagem constante! Andreia pode finalmente desfrutar dos seus bebés e ser a mãe que sempre sonhou!

O pior momento? Quando choram os 3 em simultâneo!

sessão de recém-nascido trigémeos

Uma mãe de gémeos é descomplicada?

Tem de ser!

 Educadora de infância de profissão Andreia já era uma mulher habituada a lidar com muitas crianças ao mesmo tempo, agora é transpor o dia a dia, para o lado da maternidade! Rotinas praticas, funcionais e simples são o segredo para manter a organização! Preparar tudo para situações emergentes facilita a dinâmica diária! Não é fácil ...mas é possível!


O que o Futuro nos ( vos) reserva?

Ninguém sabe!

Quando somos pais existe um medo emergente da falha, de não conseguimos valer os nossos filhos, nos mais variados aspectos, claro que quando falamos de uma família monoparental, estes receios tem um valor acrescido! Mas eu não tenho duvidas que tudo irá correr bem, e embora surjam muitos desafios, serão sempre superáveis !

sessão de recém-nascido Trigemeos
Uma decisão assim não pode ser tomada de animo leve! Pesquisem, reflitam bem na vossa escolha, e uma vez decididas, avancem sem medos
— Andreia - mãe dos triplos

Para todas as mulher que não querem abdicar deste sonho de serem mães!

"Uma decisão assim não pode ser tomada de animo leve! Pesquisem, reflitam bem na vossa escolha, e uma vez decididas, avancem sem medos. Procurem uma clinica que vos façam sentir acolhidas em todo o processo e onde podem fazer parte integrante de tudo, sem que se sintam sozinhas ou desprotegidas! O melhor de nós irá nascer ali!" . Este é o conselho que Andreia vos deixa!


Posso dizer que fiquei rendida a esta historia desde o primeiro contacto! E senti-me uma privilegiada em poder fotografar estes 3 bebés, no nosso estúdio em Setúbal, a sessão correu super bem e eles foram super calminhos! Éramos uma equipa de três para três bebés, sessões seguras onde nada pode falhar, com recém-nascidos!

A Andreia é uma mulher de armas e uma mãe super amorosa! Para mim vai ser um privilegio poder acompanhar estes três bebés e vocês podem também acompanhar esta historia magnifica de amor incondicional! 

Podem comentar estes post com  algumas perguntas à Andreia sobre este desafio de 3 de 1 vez! Aliás aproveito para deixar a página do Instagram onde podem seguir a história destes 3 bebés e esta mãe super corajosa!

3de1vez - Instagram

sessão de recém-nascido trigemeos

* todas as imagens foram feitas no nosso estúdio durante a sessão de recém-nascido a estes 3 bebés! 


Olga Moura Alves